quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Resumo; História da Educação Física/Esporte nos Cursos de Graduação?

No primeiro parágrafo do texto (Porque temos que estudar história da Educação Física) o autor nos tráz Alguns Questinamentos, que nos levará a refletir sobre o assunto.E a contribuição de estudo para a formação do aluno levando assim enconta a necessidade desta diciplina.


Com isso o autor, Andrede de Melo nos faz refletir sobre a desvalorização de se aprofundar na Historia da Educação Física no contexto academico dondo assim uma maior enfase nas arias exatas biologicas no que nas ciências humanas onde nos vestibulares de algumas faculdades previlegiando assim diciplinas como,Biologia, Quimica e Física.Victor de Melo aborda uma Educação Física que expressa preucupaçoes não no âmbito Nacional mais em geral, bunscando uma maoir valorização de se discutir a história da Edu. Física em encontros nacionais.Para que a grande parte do alunado fique mais interessados na História.


Com a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) em 1939, deu um provável espaço a história dedicando assim uma cadeira ao estudo na formação profissional,tendo assim uma distinção entre cadeiras teoricas e cadeiras praticas.com isso vimos uma gozada valorização maior as cadeiras teóricas por terem nilvel superior, assim uma grande parte ocupada por medicos.As cadeiras teóricas e praticas devem andar juntas pois, uma depende da outra para que seja profissionais qualificados e tenha uma graduação onde der condições e dominios para atender as necessidades dos alunas em constantes situações,preparando assim o aluno para pensar e repensar que nunca é só pratica mais sim teorica e pratica.


Ao final , ponto que um novo papel e compreensão da disciplina História da Educação Física e do Esporte vai estar diretamente ligada a necessidade de romper as barreiras com a História/historiografia e somente é possível plenamente dentro de uma concepção diferenciada de formação profissional.onde isso não signifique que historia preste lições de maral buncando heróis ou programar o futuro ou se contituir de uma verdade absuluta e inquestionaveis,onde a diciplina deve se incorporar em uma nova forma de pensar e tenha estrategiaca pedagogicas adequadas para um ensino melhor.


LAIS CARVALHO PEREIRA

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Lais,
Antes de tudo, arrume o título do resumo para:

Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.

Lembro que um resumo deve cumprir com os seguintes itens: exposição do tema central, da perspectiva do autor e de seus argumentos que sustentam e constituem o texto. Sendo assim, seu resumo poderia começar da seguinte forma: “Logo no primeiro parágrafo, Melo apresenta o tema central de seu trabalho, como sendo um questionamento sobre os motivos que fazem os cursos de educação física estudarem a história de seu campo de atuação...” Para tanto, o autor recorre a uma perspectiva histórica e filosófica sobre a disciplina no contexto dos currículos de graduação no que concerne à prática dos mesmos...” Então, isso é um exemplo, tente compreendê-lo e reiniciar seu texto. Quanto ao restante de seu resumo, você acaba escrevendo em primeira pessoa do singular (nós), contudo para um resumo utilize a terceira pessoa do plural (ele, ela, o autor, o texto...). De uma visão geral, seu resumo está muito detalhado, além de não fazer uma separação e diferenciação perfeita das idéias contidas no texto, por vezes você às mistura, por outras vezes você às deixa incompletas, mas com a vantagem de que você identifica bem os pontos principais do texto. Por exemplo, releia o segundo parágrafo de seu resumo. Verá que você fala da desvalorização da História da EF e logo em seguida fala da ênfase nas áreas exatas. Tente separa aí o joio do trigo. O fato que o autor coloca é que a educação física é historicamente associada aos cursos das áreas exatas e biológicas, logo, o perfil de aluno que vem à sua procura, não gostam, previamente, das disciplinas das Ciências Humanas. Algo que aponta para um realidade da área, qual seja, que a EF não conseguir ver a importância das ciências humanas para a atuação profissional, por exemplo. Outra coisa, tente não reproduzir as idéias do autor, exponha as idéias dele e seja explícita nisso. . Não se atente aos detalhes, mas apenas apresente, sempre fazendo referência ao texto e aos autores: “o autor disse... o texto aborda...” Cada um dos três critérios valem 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua pontuação aqui: 0,5. Faltou apresentar o tema central e a perspectiva do autor, mas você conseguiu identificar, embora confusos, os pontos argumentativos principais do texto. Logo não apague seu resumo e faça outro, trabalhe nesse mesmo.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.