quinta-feira, 15 de maio de 2008

RESUMO:Philip J.Rasch, História da Cinesiologia

O texto tem como tema central a história da cinesiologia. O autor aborda no texto uma perspectiva histórica e epistemológica de como a cinesiologia foi desenvolvida.
Aristóteles (384-322 a.c.) foi um dos seus percursores.Foi o pensador grego que, pela primeira vez, " descreveu a ação dos musculos e os submeteu à ánalise geom,etrica". Desde então vários estudiosos têm-se dedicado ao assunto.Dentre aqueles cujas invertigações contribuíram para o desenvolvimento da cinesiologia encontram-se Arquimedes (287-212.a.c.), Galeno ( 129-200) e Leonardo da Vinci (1452-1516). A investibação dos eventos mecânicos en termos matemáticos levada a efeito por Galileu Galilei ( 1564-1642) deu um novo impulso ao estudo do movimento humano.Esta tendência foi acentuada com o aparecimento da mecânica newtoniano. As leis do movimento de Newton (1642-1727) favoreceu o estudo de aspectos diversos do movimento humano e até hoje os contituem no fundamento teróricos da cinesiologia.As pesquisas de Giovanni Borelli (1608-1679) um médico matemático italiano apresenta seu método geométrico de descrever movimentos complexos como saltar, correr e nadar. Além disso discutui a mecânica de contração muscular e a razão da fadiga.
Com as grandes descobertas desses cientistas nos faz entender um pouco mais a história da cinegiologia onde cada um deles teve seu papel fundamental.


LAÍS CARVALHO PEREIRA