sexta-feira, 28 de março de 2008

Resum: GUILHERMETI, Paulo. Do corpo medieval ao corpo moderno. In: Motrivivência. Janeiro, 1990.

O autor traz para nós de maneira ampla a necessidade de tratar do corpo numa perspectiva histórica.Dando assim contribuição para discutir as transformações das concepções do corpo da Idade Média à Moderna. E assim pressuposto de que a explicação de concepção do corpo na sociedade da época em questão.
Segundo o autor,o periodo medieval marca uma frase obscura para manifestações esportistas e culturais, perdendo assim prestígio e caindo assim quase no esquecimento devido as transformações sociais da época, quase levando o diminuição total da Educação física no mundo romano atribuindo assim a situações sócio-politico-econômico.Entra assim a Igreja Católica a maior Intituição da Idade Média, que inibe não só o culto ao corpo, mas coibir o prazer sob qualquer manifestação e propagadogmos totalitários e impõe restrições carnais associando prazer corporalo pecado.
A humanidade inicia um processo de libertação religiosa e os anseios Humanos Voltam ao centro do pensamento filósofico. Uma nova organização social é formada e com ela a disciplina Educação física torna-se relevante.O trablho deixa de ser fonte de expengação dos pecados , mas como mecanismo de aquisição de bens individual. E pensadores como: Bacom, Locke, Da vinci, Rousseau, Pestalozzi, divugam os primeiros trabalhos acadêmicos acerca da Educação Física que passa a ser valorizada enquamto elemento da educação. Segundo Alberti (citado por Grifi,1989, p. 162) " A educação das crianças devera compreender os exércios gínasticos para endurecer e adestrar o corpo, habituando-o a fadiga e ao trabalho."
Devido isto a Educação Física brota como uma disciplina organizada pelo Estado consebido como Autoritário, o corpo saudável e belo se instaura um padrão baseado na estetica das classes dominates.

LAÍS CARVALHO PEREIRA