quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Resumo: O que é Educação física?
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Resumo; História da Educação Física/Esporte nos Cursos de Graduação?
No primeiro parágrafo do texto (Porque temos que estudar história da Educação Física) o autor nos tráz Alguns Questinamentos, que nos levará a refletir sobre o assunto.E a contribuição de estudo para a formação do aluno levando assim enconta a necessidade desta diciplina.
Com isso o autor, Andrede de Melo nos faz refletir sobre a desvalorização de se aprofundar na Historia da Educação Física no contexto academico dondo assim uma maior enfase nas arias exatas biologicas no que nas ciências humanas onde nos vestibulares de algumas faculdades previlegiando assim diciplinas como,Biologia, Quimica e Física.Victor de Melo aborda uma Educação Física que expressa preucupaçoes não no âmbito Nacional mais em geral, bunscando uma maoir valorização de se discutir a história da Edu. Física em encontros nacionais.Para que a grande parte do alunado fique mais interessados na História.
Com a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) em 1939, deu um provável espaço a história dedicando assim uma cadeira ao estudo na formação profissional,tendo assim uma distinção entre cadeiras teoricas e cadeiras praticas.com isso vimos uma gozada valorização maior as cadeiras teóricas por terem nilvel superior, assim uma grande parte ocupada por medicos.As cadeiras teóricas e praticas devem andar juntas pois, uma depende da outra para que seja profissionais qualificados e tenha uma graduação onde der condições e dominios para atender as necessidades dos alunas em constantes situações,preparando assim o aluno para pensar e repensar que nunca é só pratica mais sim teorica e pratica.
Ao final , ponto que um novo papel e compreensão da disciplina História da Educação Física e do Esporte vai estar diretamente ligada a necessidade de romper as barreiras com a História/historiografia e somente é possível plenamente dentro de uma concepção diferenciada de formação profissional.onde isso não signifique que historia preste lições de maral buncando heróis ou programar o futuro ou se contituir de uma verdade absuluta e inquestionaveis,onde a diciplina deve se incorporar em uma nova forma de pensar e tenha estrategiaca pedagogicas adequadas para um ensino melhor.
LAIS CARVALHO PEREIRA